Centros de saúde de Palmas terão atendimento diferenciado para mulheres durante o Outubro Rosa

Centros de saúde de Palmas terão atendimento diferenciado para mulheres durante o Outubro Rosa

Os Centros de Saúde da Comunidade (CSC) em Palmas terão uma programação especial para atender o público feminino durante o mês de outubro. O atendimento será voltado para prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Serão realizados exames preventivos, testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis e palestras, entre outros.

Conforme a Secretaria de Saúde, câncer de colo do útero é o terceiro que mais acomete mulheres no Brasil. A doença é causada pela infecção de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), cuja transmissão pode ser pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada. Essas alterações são detectadas no exame preventivo.

Já o câncer de mama é o tipo que mais acomete a população feminina mundial e brasileira. É importante que a mulher realize o autoexame e ao observar qualquer nódulo procure o Centro de Saúde para solicitar exames e avaliação médica.

Confira a programação de atendimento

• Quinta-feira (10) – CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV) realiza atendimento noturno, a partir das 18h para as mulheres da área de abrangência da unidade. Haverá palestras, coleta de exame preventivo de câncer de colo uterino (PCCU) e testes rápidos.
• Quinta-feira (10) – CSC José Lúcio, no setor Lago Sul, abre as portas para realizar exames preventivos, testes rápidos e palestras com foco na promoção à saúde das mulheres. O atendimento será das 17h às 21h.
• Sexta-feira (11) – CSC Liberdade, no Aureny III, oferta exames preventivos no período da manhã e tarde. No CSC Jardim Aureny II os exames preventivos são ofertados todas as quartas pela manhã e todas as quintas à tarde.
• Sábado (12) – CSC Jardim Taquari realiza o Dia D do Outubro Rosa com atendimento odontológico, exames preventivos, testes rápidos e palestras.

Região Norte

CSC das Arno 61 tem orientação sobre câncer de mama, coleta de preventivo, testes rápidos e solicitação de mamografia. Os atendimentos serão as terças, quintas e sextas pela manhã, e na quarta-feira durante o dia todo. Os atendimentos são voltados para as mulheres que vivem nas quadras de abrangência da unidade (Arnos 61, 72 e 73, e ACSU NO 50 e 60 e ACSU NE 50).

(0)

radiopazpalmas
radiopazpalmas
A rádio da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *