Fiocruz alerta sobre fake news de receitas anticovid

Fiocruz alerta sobre fake news de receitas anticovid

Em vídeo, que circula por aplicativos de mensagens, um homem afirma que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) orienta a inalação de uma mistura de água sanitária, bicarbonato de sódio e água, para quem está infectado pela covid-19. A Fiocruz afirma que o vídeo é fake news e que não recomenda nenhum tipo de inalação com produtos químicos.

O uso de nomes de instituições de credibilidade em vídeos como esse confunde as pessoas e dá a impressão de que existe embasamento científico nessas receitas caseiras. Mas é preciso ter cuidado e buscar a confirmação dessas informações.

E existem muitas outras dicas falas de nebulização pela internet. Alguns vídeos recomendam o uso de água oxigenada no lugar da água sanitária. Há também orientações de triturar e diluir o comprimido de cloroquina para inalação. Michelle Nunes, presidente do Departamento de Farmácia da Associação de Medicina Intensiva de Brasília (AMIB-DF). destaca que essas sugestões não tem comprovação científica e todas representam perigo para a saúde, além de agravar os sintomas da covid-19.

O Conselho Federal de Química (CFQ) vê com preocupação a disseminação dessas receitas perigosas. O conselheiro Wagner Contreira alerta para a facilidade de acesso a esses produtos, usados no dia a dia, dentro de casa.

Para evitar a covid, valem as recomendações de uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos, produtos e superfícies. Em caso de contaminação, busque ajuda de um médico e não se automedique.

Edição: Beatriz Arcoverde com colaboração de Simone Magalhães

Publicado em 01/04/2021 – 20:16 Por Vanessa Léda – Repórter da TV Brasil – Brasília

(1)

radiopazpalmas
radiopazpalmas
A rádio da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *