O que é quarentena?

O que é quarentena?

Quarentena é um tipo de reclusão aplicado a determinado grupo de pessoas que estão sadias, mas podem ter sido contaminadas pelo agente causador de alguma doença, a fim de evitar que ela espalhe-se. Esse procedimento foi adotado várias vezes na história, porém não se sabe ao certo quando foi praticado pela primeira vez.

Apesar das críticas, em casos de doenças graves e com grande transmissibilidade, a quarentena ainda é adotada. Um exemplo recente é o caso da cidade chinesa de Wuahn, que foi colocada em uma quarentena a fim de evitar que o 2019-nCoV (novo coronavírus) espalhe-se.
Como a quarentena funciona?
O Tesauro Eletrônico do Ministério da Saúde define quarentena como: isolamento de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, ou seja, pelo tempo compreendido entre o contato com o agente causador e a manifestação dos sintomas da doença.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o tempo de quarentena inicia-se a partir da data do último contato do indivíduo com um caso clínico ou portador, ou a partir da data que esse comunicante sadio saiu de um local onde havia a fonte de infecção.

Como o paciente será mantido em quarentena varia muito, a depender do tipo de doença que estamos lidando e também do local do mundo onde essa pessoa será submetida ao isolamento.

No caso do 2019-nCoV, por exemplo, o Brasil retirou brasileiros que estavam na cidade chinesa de Wuhan, foco da doença, para que eles ficassem em quarentena em nosso país e, desse modo, corressem menos riscos.

Aqui, a quarentena para essas pessoas será de 18 dias, e elas ficarão em suítes dotadas de TV, internet, telefone, frigobar, ventilador e ar condicionado. Também receberão seis refeições diárias e terão acesso a atividades de lazer, como assistir filmes, ler livros e jogar videogame. Exames e apoio psicológico serão disponibilizados.
Quarentena não significa 40 dias de reclusão
Muitas pessoas pensam que a quarentena refere-se a 40 dias de reclusão, porém isso não é verdade. O tempo de quarentena é determinado de acordo com o período de incubação da doença.

Imagine, por exemplo, uma doença que tem período de incubação de 10 dias, ou seja, a pessoa começa a desenvolver os sintomas dessa enfermidade após 10 dias do contato com o agente causador. A quarentena, nesse caso, deve ter o mínimo de 10 dias após a pessoa ter tido contato com uma pessoa doente ou um local onde a doença está ocorrendo.

(5)

radiopazpalmas
radiopazpalmas
A rádio da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *