Vacinação contra influenza começa nesta quarta-feira, 10

Vacinação contra influenza começa nesta quarta-feira, 10

A Secretaria de Saúde de Palmas inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza nesta próxima quarta-feira, 10. As equipes dos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs) passaram por capacitação na última semana e as unidades de saúde já receberam as doses que protegem contra os subtipos dos vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Para receber a vacina é necessário se dirigir a uma das 32 salas de vacinas, das 8 às 17 horas, e apresentar no momento da vacinação o cartão Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacina.

Para otimizar a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde definiu o seguinte calendário: do dia 10 a 22 de abril serão vacinadas crianças e gestantes, e após esse período os demais grupos prioritários.

A meta da Semus é vacinar 100% do público-alvo em todo o período da campanha, que termina no dia 31 de maio. A gerente da Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, explica que a vacina não pode ser vista como medida curativa, mas sim preventiva, e tem como objetivo evitar a forma mais grave da gripe e também complicações que podem surgir por causa da doença. “É importante destacar que a gripe pode ter complicações e levar a óbito, e a vacina é um meio de prevenção e não de cura”, alertou.

A vacina não tem contraindicações ou efeitos colaterais, quem tem alergia ao ovo também pode tomar a vacina. A enfermeira explica ainda que a picada pode causar, no máximo, uma pequena alergia no local de injeção, e que a mesma não gera processo de gripe em quem tomou. O Dia D de mobilização nacional está marcado para dia 04 de maio.

(1)

radiopazpalmas
radiopazpalmas
A rádio da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *