Estoques de sangue estão em situação crítica e hemocentros precisam de voluntários
Em situação de emergência, a Hemorrede do Tocantins convoca todos doadores de sangue, em especial os de tipo sanguíneo com fator RH negativo, para comparecerem a uma das unidades de coleta de sangue. A convocação visa à continuidade dos atendimentos das demandas dos hospitais públicos e privados e manutenção da rotina de cirurgias eletivas em todo o Estado.
Dados divulgados pela Hemorrede demonstram uma queda superior a 13% no número de doações somente de abril para maio. “Desde o início do ano temos sofrido com a baixa procura nas unidades do Hemocentro e as demandas de urgências, as cirurgias eletivas, os atendimentos e os tratamentos oncológicos continuam sendo feitos, a demanda continua. Por isso, precisamos que a população se sensibilize e procure o Hemocentro”, explica a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes.
Quem pode doar?
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.
Também é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto.
Antes da doação, o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação. Além disso, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ou fumado nas últimas duas horas.