Pesquisar preços; verificar a clareza das informações sobre produtos e serviços; e conhecer seus direitos como consumidor são medidas para ajudam na boa experiência de compra
O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, é uma das datas que mais movimentam o comércio. Com a abundância de ofertas e promoções, o Procon Tocantins busca orientar os consumidores com dicas essenciais para garantir uma experiência de compra segura e consciente.
De acordo com o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Parente, é significativo manter o foco durante as compras. “É importante que os consumidores estejam atentos e façam compras de maneira consciente e segura. No Procon Tocantins, queremos garantir que todos aproveitem as ofertas e as promoções sem problemas futuros. Por isso, ressaltamos a importância de pesquisar preços; verificar a clareza das informações sobre produtos e serviços; e conhecer seus direitos como consumidores”, destaca Rafael Parente.
Dicas para o Dia dos Namorados
Pesquise e compare os preços dos produtos e serviços desejados. Sempre que possível, opte por pagar à vista ou em pequenas parcelas sem juros.
Tenha atenção aos itens expostos. Todos os produtos devem ter os preços claramente indicados. Isso inclui o preço à vista, as condições de pagamento parcelado e a taxa de juros, tanto nas vitrines quanto no interior das lojas.
Fique atento também às formas de pagamento. O estabelecimento deve informar claramente, em um local de fácil visualização, as formas de pagamento aceitas por ele.
Para quem planeja um jantar romântico, é aconselhável fazer reserva antecipada. Além disso, o estabelecimento deve informar, por meio de cartazes ou adesivos, se aceita cartão de crédito e quais bandeiras são aceitas. Ainda a respeito da taxa de serviço, é facultado, ao consumidor, o pagamento de 10% sobre a conta, ou seja, paga se quiser.
Casais com mais de 60 anos têm direito a atendimento preferencial e os restaurantes devem respeitar essa regra.
Produtos em promoção também estão protegidos pelos direitos do consumidor. Se houver defeitos, o cliente tem direito ao reparo ou ao reembolso, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O prazo de troca é de 30 dias para itens não duráveis, como alimentos; e de 90 dias para itens duráveis, como celulares, roupas, calçados, entre outros. Guarde a nota fiscal e os registros das compras, como capturas de tela e fotos de produtos defeituosos.
Denúncia
“Se encontrarem alguma irregularidade, entrem em contato conosco pelo Disque 151 ou pelo WhatsApp Denúncia no número (63) 99216-6840. Estamos aqui para garantir que o consumidor tenha uma experiência de compra tranquila e com seus direitos respeitados neste Dia dos Namorados”, ressalta o diretor de Fiscalização, Magno Silva.