As manhãs estão mais frias no Tocantins e algumas cidades chegam a registrar temperaturas de 12, 13 e 14 graus. Para o tocantinense já é o suficiente para bater o queixo. Mas esse friozinho entre a madruga e primeiras horas do dia tem uma explicação. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Ferreira, a massa de ar seco impede a circulação de vento mais úmido que vem da região Amazônia e Nordeste.
“Isso faz com que as condições no período da noite, com atmosfera mais limpa sem nebulosidade, haja perda de radiação para atmosfera. Então ele resfria mais, fica aquele igual clima de deserto, né? Mais frio a noite e mais quente durante o dia, principalmente as tardes”, disse.Segundo o Inmet, no período de 1ª à 19 de junho, as cidades que registraram as menores temperaturas foram Mateiros com 12 graus e Paranã e Rio Sono com 13 graus. Já as cidades de Gurupi e Araguaçu tiveram temperaturas que variaram entre 18 e 14 graus. Em Palmas, a média das mínimas é de 20,3 graus.A meteorologista explica que nesse período do ano, o clima mais ameno na madruga é normal. Essa queda nas temperaturas acontece principalmente na região sul do estado.”Nesse período agora que estamos, o mês de maio, o mês de junho, o mês de julho, início de agosto, as temperaturas são mais baixas, não tão baixas vamos dizer assim, mas a média na região mais ao sul do Tocantins é mais amena. Considerando agora o mês de junho, por exemplo, a cidade de Peixe, ela tem uma média de 18,9 graus, pode chegar a 15 graus, 17 graus nesse período por conta de uma massa de ar seco atuando sobre o estado”, explicou Elizabete.Esse ‘friozinho’ chega até a região norte quando há uma entrada de ar intensa que esfria atmosfera, segundo a meteorologista. Em Araguaína, a média é de 18 graus. Já em Araguatins, neste mês as míninas variaram entre 20 e 25 graus.
Essa condição não é vista tanto ao norte, mas às vezes com entradas de massa de ar frio de origem polar pode também chegar até o declínio de temperatura na região até Araguaína. Mas isso é quando entra uma massa de ar muito intensa mesmo, que aí resfria a atmosfera e contribui também para um declínio até mais ao norte do estado”, contou.
Previsão do tempo 🌬️⛄
Tocantins tem alerta de baixa umidade — Foto: Reprodução/Inmet
O Inmet divulgou um alerta amarelo de baixa umidade para quase todo o Tocantins. O aviso é para as regiões sul e central do estado. O alerta vai até as 19h deste quinta-feira (20).
Na capital, a temperatura máxima será de 35 graus e mínima de 21 na quinta-feira. Esse clima deve prolongar até o final de semana.
Já Dianópolis terá 18 graus até início da manhã de quinta e pela tarde a previsão é de 35 graus. Segundo dados do site do Inmet, até domingo (23), a cidade pode registrar uma temperatura mínima de 16 graus.
No norte do estado, em Araguaína, a temperatura máxima deve ficar em 35 graus até o domingo. Já a mínima vai variar entre 21 e 23 grau
G1 TO