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Quase 94 mil pessoas emitiram novo RG no Tocantins; saiba como e onde agendar atendimento

Quase 94 mil pessoas emitiram novo RG no Tocantins; saiba como e onde agendar atendimento

O Registro Geral (RG) será substituído pela Carteira Nacional de Identidade (CNI), até 2032. Em Palmas, os moradores devem agendar o atendimento pelo site da Secretaria de Segurança Pública.

Desde o início do ano a Carteira Nacional de Identidade passou a ser emitida no Tocantins. O documento irá substituir o Registro Geral (RG) e sua primeira via é gratuita. Até o momento 93.853 identidades foram produzidas no estado.

Em Palmas, esses agendamentos são feitos pelo site da Secretaria de Segurança Pública. Para acessar a plataforma de serviços é necessário um cadastro do gov.br. Após entrar na página são ofertados quatro locais para realização da nova carteira de identidade:

  • 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil;
  • Núcleo de Identidade Civil na Assembleia Legislativa;
  • Núcleo de Identidade Civil no Departamento de Trânsito de Palmas
  • Núcleo de Identidade Civil no Resolve Palmas de Taquaralto

Os agendamentos podem ser feito todos os dias, a partir das 9h. Por semana, o estado disponibiliza 800 vagas.

Apesar dos atendimentos ofertados, alguns moradores de Palmas estão com dificuldade para fazer o agendamento no site. Isso porque quando eles vão tentar marcar uma data, não aparece um horário disponível. (Veja no vídeo acima)

O assistente administrativo, Wender Eduardo de Luna, está há um mês e meio tentar agendar o atendimento para esposa, que está com a identidade vencida. Segundo ele, as tentativas já foram feitas online e presencialmente.

“Sempre não há vagas disponíveis ou então não existe agendamento para esse dia. Minha esposa está com a identidade vencida. Nós estamos tentando fazer a identidade dela e não conseguimos. Todo lugar que a gente vai o pessoal não aceita a identidade dela porque está vencida. Aí agora como eu vou resolver alguma coisa com identidade dela vencida?”, contou.

Não consigo agendar pelo site, o que fazer?

Os casos mais urgentes podem ser resolvidos presencialmente. A secretaria orienta que os cidadãos que precisam desse tipo de atendimento devem procurar as unidade de serviço e comprovar o motivo da urgência.

Para quem mora no interior, não há a necessidade de fazer agendamento do atendimento pela internet. O interessado deve ir até um dos núcleos de identificação portando os originais e cópias de certidão de nascimento ou de casamento, e comprovante de inscrição no CPF.

Depois de marcar o atendimento e emitir o documento vem a espera. Moradores da capital também reclamam da demora para entrega do documento. A aposentada, Stelamaris Barbosa, conseguiu fazer a nova carteira de identidade. Ela precisa do documento para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas vai ter que esperar cerca de 45 dias.

“Foi um desgaste muito grande as tentativas de fazer minha identidade. Foram cinco semanas entrado na plataforma diariamente às 9h e não conseguia, não tinha vaga disponível. Não disponibilizavam agendamento para datas posteriores. Estou com a minha carteira de motorista vencida, sem poder dirigir e eu testemunhei várias pessoas que estão procurando há mais de 60 dias e a carteira ainda não chegou”, disse.

Nova identidade: o que muda?

A troca do documento de identificação poderá ser feita até o ano de 2032. O documento possui novidades como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um QR Code para facilitar a identificação e dar acesso à versão digital do documento de identificação.

A CNI também possui a inclusão de uma área específica no documento, a Machine Readable Zone (MRZ), que dará a possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países, conforme a SSP.

G1 TO