Simulação é feita para treinar a população em casos de desastres. Os alarmes devem tocar em dois horários nesta quinta-feira (5)
Os moradores de Lajeado, na região central do estado, devem passar por uma simulação de desastre nesta quinta-feira (5). A ação será realizada para treinar a população em caso de emergência com Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. Por isso, não é necessário pânico com o toque dos alarmes na cidade.
A simulação será feita em duas etapas, uma às 9h na zona urbana e depois às 15h30. Durante a evacuação de treinamento será feita a mobilização dos moradores e análise da eficácia das rotas de fuga, até os pontos de encontro estabelecidos.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência e prevê medidas se segurança para uma área de 10 km abaixo da barragem, identificadas como zonas de autossalvamento.
Em agosto, forças de segurança visitaram a usina para avaliar as condições de segurança e capacidade de resposta em situação de emergência. Segundo o estado, foram verificados os procedimentos de segurança da usina, discutidas estratégias para aprimorar o combate a desastres, e a implantação do simulado nas zonas de autossalvamento.
G1 TO