Noticia

Força Nacional vai reforçar segurança de cidades do Tocantins durante as Eleições 2024

Força Nacional vai reforçar segurança de cidades do Tocantins durante as Eleições 2024

Equipes serão empregadas em aldeias indígenas de quatro municípios: Tocantínia, Pedro Afonso, Itacajá e Goiatins. Além do Tocantins, outros 11 estados receberão auxílio das tropas.

Quatro cidades do Tocantins vão receber apoio da Força Federal durante as eleições municipais no próximo dia 6 de outubro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os municípios foram escolhidos porque abrigam comunidades indígenas. São eles: Tocantínia, Pedro Afonso, Itacajá e Goiatins.

A ação foi aprovada por unanimidade durante uma sessão administrativa do TSE, que ocorreu na terça-feira, 24 de agosto. Além do Tocantins, outros 11 estados receberão auxílio das tropas.

O presidente do TRE, João Rigo, afirmou que esse apoio é um passo importante para assegurar o direito dos povos originários. “A inclusão é um dos pilares da gestão. Temos programas permanentes que garantem aos povos originários orientações sociopolíticas e, com mais esta ação, eles terão condições de exercer seu dever de voto com a segurança necessária”, ressaltou.

As áreas indígenas do munícipio de Tocantínia que precisam de apoio são: a aldeia Funil, aldeia Porteira, aldeia Brejo Comprido, aldeia Rio Sono, aldeia Brupre e o Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã.

Em Goiatins, o apoio foi solicitado para indígenas da aldeia Pedra Branca, Cachoeira e Rio Vermelho.

No município de Itacajá, o apoio será para as aldeias Manoel Alves Pequeno, Santa Cruz e Galheiros. Já em Pedro Afonso, a assistência será para os povos originários da aldeia Lageado.

G1 TO