Comemoração que começou em comitê na 110 Norte seguiu para o Espaço Cultural, onde estrutura montada recebeu o prefeito eleito, autoridades e eleitores. Eduardo venceu o 2º turno com 53,03 % dos votos.
Eduardo Siqueira Campos (Podemos), prefeito eleito em Palmas com 53,03 % dos votos válidos neste domingo (27), comemorou a vitória com apoiadores e eleitores no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. “Estou muito sereno, muito calmo […] com o sentimento de vitória, a vitória não é minha. A vitória é do povo”, completou.
Eduardo acompanhou a apuração em casa, ao lado da família. Enquanto isso, no comitê dele, localizado na quadra 110 Sul, apoiadores assistiram em um telão. Cada atualização foi comemorada pelos presentes até que Eduardo foi matematicamente eleito.
Com a confirmação do resultado, às 17h46, os eleitores seguiram para o Espaço Cultural, onde uma grande estrutura com telão e palco estava montada.
“Ao vencedor cabe nobreza, ninguém foi derrotado. Derrotamos o atraso, a fome e eu quero ir lá na Capadócia, minha primeira visita. Eu disse um dia que ia acabar com o ‘Golfo Pérsico’, estou dizendo vou acabar no sentido de que vou dar casa a eles. Há uma favela em Palmas, que não vai ser favela, vai ser comunidade”, garantiu
O prefeito eleito também comentou sobre sua vida pública e a responsabilidade com a gestão municipal. “Quem tem mandato, tem responsabilidade com Palmas. Todos conhecem meu temperamento. Eu tive que fazer uma campanha à altura do povo. Quem não entende e achou que eu tinha morrido, que eu já não tinha força nenhuma, que a falta de dinheiro, e é bom que se diga quem não tem dinheiro que foi senador e que foi prefeito. Não viemos para cá fazer fazenda, nós viemos fazer um estado. Nós não viemos para cá vender lote, viemos aqui fazer uma capital. Minha vida é conhecida, minha esposa é conhecida. Nós caminhamos à luz do dia”, disse.
Eduardo ainda comentou as trocas de acusações durante a campanha eleitoral para a prefeitura e disse que recebeu uma ligação de Janad Valcari, com o intuito de parabenizá-lo pela vitória. “Mais de 10 anos eu venho sendo investigado […] então eu refuto aquelas acusações, a falta de respeito. Mas revelo a vocês, a que tirou o segundo lugar me ligou desejando um bom governo e que estava à disposição como deputada da Assembleia. Eu agradeci, já que vou precisar de todos. Só vou pedir emendas para coisas significantes”, explicou o prefeito eleito, afirmando que vai querer o apoio de deputados e senadores.
Comemoração da vitória de Eduardo Siqueira Campos no Espaço Cultural — Foto: Edson Reis/g1 Tocantins
Emocionado, Eduardo falou do pai, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, da mãe, dona Aureny, e do filho Gabriel, todos já falecidos. Ele disse estar feliz com o resultado do 2º turno. “Eu não venci ninguém, a batalha eleitoral terminou agora com o resultado e estarei grato a Deus. Meu pai ganhou a última eleição dele com um ponto então eu quero começar minha homenagem ao meu pai, à minha mãe, ao meu filho Gabriel que está junto com eles e dizer que Palmas venceu. A força que esteve em mim, ela não seria suficiente se o povo não tivesse acreditado em 30 segundos de televisão”, afirmou.
O novo prefeito de Palmas afirmou que não pretende deixar o mandato de prefeito para concorrer a outros cargos públicos nas próximas eleições. Eduardo também agradeceu a todos que estiveram ao lado dele.
2º turno
Eduardo, que ficou em segundo lugar no 1º turno, conseguiu conquistar mais eleitores e derrotou nas urnas Janad Valcari (PL), que teve 46,97 % dos votos válidos, neste domingo (27).
Apoiadores de Eduardo Siqueira comemorando resultado da eleição — Foto: Edson Reis/g1
A eleição de Eduardo Siqueira foi confirmada pelo TSE às 17h41, com 96,66% dos votos apurados, quando ele alcançou 52,99% dos votos contra 47,01% de Janad Valcari.
No primeiro segundo turno da história de Palmas, a votação teve 148.357 votos válidos (95,34 %), 2.746 brancos (1,76 %), 4.502% nulos (2,89 %) e 53.919 de abstenção (25,73 %). O total de votos do segundo turno é de 155.605 votos.
Quem é Eduardo Siqueira Campos
Eduardo Siqueira Campos tem 65 anos, é formado em Pedagogia e empresário do ramo de Comunicação. É filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, que morreu em julho de 2023. Nasceu no dia 4 de março de 1959, em Campinas, SP.
Já esteve à frente do Executivo Municipal entre 1993 e 1996. Também foi deputado federal entre os anos de 1989 e 1992 e Senador pelo Tocantins de 1999 a 2007. O político também ocupou o cargo de deputado estadual de 2015 a 2022.
Em seu plano de governo para os quatro anos de mandato na capital tocantinense, Eduardo prevê propostas divididas em 20 temas, e entre os objetivos da gestão está o avanço em “políticas inclusivas e implementar novamente a justiça orçamentária”, conforme o documento.
A campanha de Eduardo teve apoio do Agir e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
G1 TO