Data foi trazida por missionários em 1850 e virou lei em 2001
Neste domingo (8), foi celebrado o Dia da Bíblia, uma data instituída no Brasil pela Lei nº 10.335, de 2001, mas que começou a ser difundida em 1850 com a chegada dos missionários protestantes da Europa e dos Estados Unidos. Desde então, o segundo domingo de dezembro é reservado para reflexões, orações e eventos que destacam a importância das Escrituras Sagradas.
A lei que oficializou a data foi sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e proposta pelo deputado federal Eber Silva (PST-RJ), pastor da Igreja Batista. Entre os católicos, a celebração ocorre em 30 de setembro.
As comemorações do Dia da Bíblia incluiram maratonas de leitura, distribuição gratuita de exemplares e até mesmo a construção de monumentos. Em algumas regiões, também foram realizados shows e outros eventos culturais.
200 MILHÕES DE EXEMPLARES PRODUZIDOS PELA SBB
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), fundada em 1948, alcançou em 6 de novembro de 2024 a marca de 200 milhões de exemplares de Bíblias e Novos Testamentos impressos. Esse feito foi possível graças ao trabalho do Centro de Produção da Bíblia, localizado em Barueri, São Paulo. A unidade, inaugurada em 1995, é uma das maiores do mundo, imprimindo exemplares em 87 idiomas para 122 países.
Segundo Luiz Antônio Forlim, diretor-geral do centro, “a cada 3 segundos, um exemplar da Bíblia é produzido, reforçando a missão de levar a Palavra de Deus a todas as nações”. A data, portanto, destaca não apenas a história e a importância da Bíblia, mas também o papel de iniciativas que mantêm viva essa tradição.
Pleno News