Noticia

Caminhoneiros terão que pagar vale-pedágio na BR-153 de forma eletrônica a partir de janeiro

Caminhoneiros terão que pagar vale-pedágio na BR-153 de forma eletrônica a partir de janeiro

Forma de pagamento não valerá para veículos de passeio. Mudança atende resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A partir de 1º de janeiro de 2025, caminhoneiros que fazem transporte de cargas terão que pagar o vale-pedágio obrigatório (VPO) por meio de etiquetas eletrônica, as chamadas tags, nas praças de pedágio da BR-153, no sul do estado. A mudança atende resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e não se aplica a veículos de passeio.

O vale-pedágio obrigatório, instituído pela Lei nº 10.209/2001 após reivindicação de caminhoneiros autônomos, é uma forma dos contratantes dos profissionais pagarem a tarifa de forma antecipada. Assim, o caminhoneiro que passa pelas praças somente apresenta o VPO para seguir viagem.

De acordo com a Ecovias Araguaia, concessionária que administra a rodovia federal no Tocantins, quem tem cartões e cupons do VPO, forma utilizada até o momento, e emitidos até 31 de dezembro deste ano, poderá usar o saldo por mais um mês, até 31 de janeiro.

Mas a partir de 1º de fevereiro de 2025, somente será aceito o pagamento por meio das tags. A concessionária informou que a mudança está na Resolução nº 6.024 da ANTT e valerá ainda para outras praças administradas além da BR-153 (BRs 414 e 080).

Os motoristas de transporte de carga que não utilizam o vale-pedágio obrigatório permanecem com a obrigatoriedade de pagar o pedágio nas praças.

G1