O Festival da Esperança, liderado por Franklin Graham, foi resultado da colaboração entre 620 igrejas evangélicas belgas e a Associação Evangelística Billy Graham.
Durante o ‘Festival da Esperança’, realizado na arena ING em Bruxelas, na Bélgica, o evangelista Franklin Graham compartilhou a mensagem do Evangelho com mais de 14 mil pessoas.
Por ser uma cidade multicultural, Bruxelas teve a mensagem traduzida simultaneamente para cinco idiomas.
“Quero que você saiba que Deus ama você e que Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, do céu à terra para levar seus pecados. Foi para isso que Jesus veio. Ele não veio para nos condenar, mas para nos salvar. Jesus Cristo veio para todos, mas é preciso ir até Ele com fé”, disse Graham à multidão.
Após sua mensagem, Graham convidou os presentes a colocarem sua fé em Jesus, levando muitos a responderem ao chamado, segundo a Associação Evangelística Billy Graham (BGEA).
A jovem Maria, de 23 anos, havia viajado de Ghent até Bruxelas. Embora já tivesse frequentado a igreja diversas vezes, contou que ainda não tinha desenvolvido um relacionamento pessoal com Deus.
“Eu tinha [esse] pensamento na minha cabeça de que Ele não me perdoaria de jeito nenhum por causa do meu pecado”, disse Maria à BGEA enquanto chorava.
Maria disse que finalmente encontrou a segurança e a esperança que estava procurando: “Eu quero que as pessoas vejam que Deus está em mim.”

Assim como Maria, milhares de pessoas participaram do Festival da Esperança movidas pelo desejo de ver suas vidas completamente transformadas.
“Assim que as portas se abriram, as pessoas começaram a entrar em massa”, informou a BGEA em um comunicado à imprensa.
“A multidão era composta por cristãos e não crentes – alguns nunca haviam ido a uma igreja antes – mas vieram para ouvir uma mensagem de esperança”, continua o relatório, acrescentando que a arena estava lotada.
Após a lotação completa da arena ING, outras 5.000 pessoas se acomodaram em duas áreas de convivência próximas, onde acompanharam o evento por meio de transmissão ao vivo.
Em seu perfil oficial no Facebook, Graham escreveu como legenda de várias fotos do evento.
“Que privilégio pregar o Evangelho esta noite em Bruxelas – 50 anos depois que meu pai, Billy Graham, esteve aqui para anunciar a mesma mensagem de esperança! Tivemos uma multidão além da capacidade na ING Arena, e agradeço a Deus por cada pessoa que veio e por todos que responderam ao Seu convite para se afastarem do pecado e colocarem sua confiança em Jesus Cristo! Espero que você se junte a mim em oração por eles.”
“Agradeço a Deus por cada pessoa que veio e por todos que responderam ao Seu convite para se afastarem do pecado e colocarem sua confiança em Jesus Cristo”, disse Graham em uma publicação no sábado à noite.
A cruzada evangelística também foi enriquecida pelos talentos musicais da artista de adoração Charity Gayle e da banda The Afters.
“Deus estava agindo na Bélgica”, escreveu a banda The Afters no Instagram. “Já começamos a ouvir histórias incríveis de vidas sendo transformadas e muitas pessoas se voltando para Jesus quando Franklin compartilhou o Evangelho!”
Evelyn Wireko, mãe de Antuérpia, não conteve as lágrimas durante uma das músicas. Enquanto chorava, olhou ao redor e disse emocionada: “Eu não sabia que havia tantos fiéis na Bélgica. A igreja estava tão dividida, mas Deus nos reuniu.”
O evento foi fruto da colaboração entre 620 igrejas evangélicas belgas e a Associação Evangelística Billy Graham.
“É um milagre, por si só, ver tantas pessoas comparecendo a algo assim e testemunhar igrejas de língua holandesa e francesa trabalhando e colaborando juntas – é completamente inesperado”, disse David Vandeput, presidente do Sínodo Federal Belga das igrejas evangélicas e protestantes.
“É um sinal de que Deus está agindo e algo real está acontecendo”, continuou. “Este é um marco que será lembrado pela igreja evangélica na Bélgica, mas não se trata de religião. Não se trata de evangélicos. Trata-se de Jesus Cristo! Isso é apenas o começo – é o ponto de partida – eu creio que há muito mais por vir.”
Guiame