Noticia

Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado

Governo do Tocantins articula ampliação de recursos federais para custeio do Sistema Único de Saúde no estado

Objetivo é manter a continuidade, o fortalecimento e a expansão da oferta de serviços de atenção especializada na Rede de Atenção à Saúde do Estado

Para assegurar a continuidade, o fortalecimento e a expansão da oferta de serviços de atenção especializada na Rede de Atenção à Saúde do Estado, o Governo do Tocantins retomou o diálogo com o Ministério da Saúde (MS) na quarta-feira, 10.

O encontro com o ministro Alexandre Padilha, o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), Luciano Lima Costa, solicitou a concessão de Incremento Temporário no Teto MAC, no valor de R$ 400.886.262.

O pedido leva em consideração que o Tocantins possui 139 municípios; 1,5 milhão de habitantes de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] de 2022; 92% da população dependente exclusivamente do Sistema Único de Saúde (ANS fev/2025); ocupa o 5º lugar no país, ficando atrás apenas dos estados de Roraima (95%), Acre (95%), Amapá (93%) e do Maranhão (93%) e uma rede de serviços de saúde pública com 49 Hospitais com atendimento SUS sendo: 17 estaduais, 30 municipais os quais recebem cofinanciamento estadual, um federal que conta com recurso do Teto Mac da esfera estadual e um filantrópico contratualizado pela SES/TO.

Atualmente, o Governo do Tocantins custeia os Serviços de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Palmas e Araguaína; 71% dos 2.438 leitos clínicos SUS; 97% dos 289 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 95% dos 95 leitos de UCI existentes.

“Além disso, o Estado cofinancia a Rede de Atenção Psicossocial, banca o serviço de UTI móvel terrestre; e custeia a Hemorrede, os ambulatórios, os serviços de terapia renal substitutiva e os centros e serviços especializados em reabilitação. Por isso, se faz necessário um aporte maior do Governo Federal, para que consigamos manter e ampliar a oferta de uma saúde pública ainda melhor para a população. Este é o projeto do governador Wanderlei Barbosa e seguimos trabalhando para isso”, afirmou o secretário-executivo da SES/TO, Luciano Lima Costa.

O gestor da SES/TO esteve acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho e do deputado federal, Ricardo Ayres.

Edição: Larissa Mendes

Revisão Textual: Marynne Juliate