Prazo segue até 12 de março e contempla 16 especializações com início das aulas previsto para abril de 2026
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) prorrogou o prazo de inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu ofertados na modalidade Educação a Distância (EaD), ampliando a oportunidade para candidatos interessados em ingressar nas especializações com início no primeiro semestre letivo de 2026. Com a prorrogação, os interessados podem se inscrever até o dia 12 de março de 2026, exclusivamente pelo site oficial da Unitins, na página de concursos e seleções. O pagamento da taxa deve ser realizado até 13 de março de 2026, conforme estabelecido no edital retificado.
Ao todo, a Unitins oferta 16 cursos de pós-graduação voltados à formação continuada de profissionais graduados. Os cursos são destinados a candidatos que possuam diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); no caso de diplomas obtidos no exterior, é obrigatória a revalidação por instituição brasileira autorizada, conforme a legislação vigente.
A classificação dos candidatos será feita por ordem de inscrição confirmada mediante pagamento do boleto bancário, em processo seletivo de etapa única. A relação preliminar das inscrições deferidas será divulgada no dia 17 de março, com possibilidade de recurso nos dias 18 e 19 de março, exclusivamente pelo sistema da instituição. O resultado final será publicado no dia 20 de março e as matrículas deverão ser realizadas entre 23 de março e 2 de abril. As aulas estão previstas para iniciar em 6 de abril, reforçando o compromisso da Unitins com a ampliação do acesso à pós-graduação e a qualificação profissional no estado.
Entre os cursos ofertados estão, no eixo Meio Ambiente, Agronegócio e Sustentabilidade: MBA em Mudanças Climáticas e Sistemas da Terra, Solos Tropicais e Nutrição de Plantas, MBA em Gestão e Finanças do Agronegócio e Contabilidade e Direito com Ênfase no Agronegócio. No eixo Direito, Gestão e Administração Pública: Auditoria e Compliance, MBA em Comércio Exterior, Direito e Gestão Internacional, Legislação Educacional, Contabilidade e Direito Tributário, Direito Civil e Processual Civil e Orçamento e Gestão Pública.
No eixo Educação, Tecnologia e Inovação, são ofertados os cursos de Tecnologias Educacionais, Educação Híbrida, Metodologias Ativas de Aprendizagem e Processos de Gestão e Ciência de Dados. Já no eixo Saúde, Inclusão e Sociedade, estão disponíveis Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família, Políticas Sociais e Direitos Humanos e Direitos Humanos, Educação e Sociedade.
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate