Noticia

CCJ da Câmara pauta PEC que pretende banir aborto no Brasil

CCJ da Câmara pauta PEC que pretende banir aborto no Brasil

Proposição deve ser analisada pelo colegiado nesta terça-feira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados pautou para esta terça-feira (12) a análise de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que veta a prática de aborto no país. A proposição, apresentada pelo ex-deputado Eduardo Cunha em maio de 2012, modifica o art. 5° da Constituição Federal para garantir a inviolabilidade do direito à vida “desde a concepção”.

Em junho deste ano, a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ) emitiu um parecer pela admissibilidade da PEC. Em seu relatório, a parlamentar afirmou que não observam “quaisquer incompatibilidades entre a alteração que se pretende realizar e os demais princípios e regras fundamentais que alicerçam a Constituição vigente e nosso ordenamento jurídico”.

– Entendemos não haver quaisquer óbices constitucionais para a regular tramitação da referida proposição pelas Casas Legislativas – resumiu a congressista.

Atualmente, o aborto é considerado crime pelo Código Penal, mas há ressalvas na legislação para realização do procedimento em casos de estupro da mulher ou do risco de morte da gestante. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em abril de 2012, que a interrupção da gravidez em caso de anencefalia do feto não pode ser considerada aborto.

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.

Via Pleno News