Noticia

Com voto favorável de Filipe Martins, Congresso mantém veto que evita chance de censura no Brasil

Com voto favorável de Filipe Martins, Congresso mantém veto que evita chance de censura no Brasil

Nesta terça-feira, 28, o Congresso Nacional manteve o Veto 46/2021, para evitar que haja censura nas redes sociais e plataformas virtuais. Sobre o assunto, o deputado federal Filipe Martins destacou: “Retirar o veto do presidente Bolsonaro abriria precedentes para censurar e controlar informação. Sim à liberdade, não à perseguição e à censura”, celebrou Martins.

O trecho classificava como crime a divulgação de fake news e determinava reclusão de até cinco anos para quem cometesse o suposto crime. Foram 317 votos para manter o veto, enquanto 139 parlamentares votaram para retirar o veto.

Desde 2023, a base do governo Lula no Poder Legislativo vem tentando aprovar projetos, como o “PL da Censura”, que fazem de tudo para regular as redes sociais. No entanto, o governo federal sofreu mais uma derrota e não teve sucesso em limitar a liberdade de expressão.

Filipe Martins também votou contra o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proibição das chamadas “saidinhas” de presos do regime semiaberto.

Com Informações da Assessoria de Imprensa

Foto: Ascom/Divulgação