Ex-presidente denunciou a condenação de dois vendedores ambulantes
O ex-presidente Jair Bolsonaro fez um discurso neste domingo (6), na Avenida Paulista, em São Paulo, e usou o inglês para criticar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele protestava contra a condenação de vendedores ambulantes que participaram dos atos de 8 de janeiro.
– Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil – disse Bolsonaro. Depois, traduziu:
– Vendedores de pipoca e de sorvete condenados por golpe de Estado no Brasil.
Bolsonaro afirmou estar “indignado” com o que chamou de injustiça. Disse que não fala inglês, mas quis mandar um recado ao mundo sobre os julgamentos.
Na sexta-feira (4), o STF formou maioria para condenar mais seis pessoas pelos atos golpistas. Entre eles, estão um vendedor de pipoca, um vendedor de picolé e uma dona de casa.
A Procuradoria-Geral da República propôs um acordo com os homens, mas eles rejeitaram. Ambos foram condenados por associação criminosa e incitação ao crime. As penas incluem um ano de reclusão (substituído por medidas alternativas), multa, trabalho comunitário, proibição de usar redes sociais, portar armas e sair da cidade onde moram.
Manifestação
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados mobilizaram uma multidão em apoio à pauta da anistia para os presos do 8 de janeiro de 2023, em ato realizado na Avenida Paulista, neste domingo (6).
Sobre o trio elétrico, diversas figuras políticas discursaram, incluindo, é claro, Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), a presidente do PL Mulher e ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e muitos outros.
– Só um psicopata para falar que aquilo que aconteceu no dia 8 de janeiro foi uma tentativa armada de golpe militar – defendeu Bolsonaro durante sua fala.
– A que ponto nós chegamos! Ter que ir para a rua para poder dizer o óbvio: que altas penas são para criminosos e não para baderneiros. Ditadores de toga, principalmente, como Alexandre de Moraes, se utilizaram do dia 8 [de janeiro de 2023] para nos amedrontar. Se lascou, olha a gente aqui! Essa é a resposta para você, seu covarde – disparou Nikolas.
A manifestação contou ainda com a presença de figuras como os senadores Sergio Moro (União Brasil-PR), Rogério Marinho (PL-RN), Damares Alves (Republicanos-DF), Magno Malta (PL-ES), Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Marcos do Val (Podemos-ES).
O Pleno.News esteve na Avenida Paulista cobrindo a manifestação Anistia Já. Confira a cobertura completa em nosso site e redes sociais.
Pleno News