País enfrenta seca histórica e queimadas criminosas
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que aproximadamente 60% do território brasileiro está coberto por fumaça devido às queimadas, o que representa quase 5 milhões de quilômetros quadrados. O país enfrenta um índice recorde de queimadas, especialmente na região da Amazônia, que registra o maior número de focos de incêndio dos últimos 19 anos.
A maior parte da fumaça vem do sul da Amazônia, abrangendo os estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso. No entanto, incêndios também ocorrem em áreas do interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Atualmente, 11 mil hectares da Chapada dos Veadeiros estão em chamas, uma área maior do que a capital Vitória, no Espírito Santo. Brigadistas enfrentam dificuldades em acessar algumas regiões devido ao terreno e às condições adversas.
O Brasil também enfrenta a maior seca de sua história, com mais de 1.400 municípios prejudicados. Em algumas regiões, os ventos chegam a 60 km/h, dificultando ainda mais o controle das queimadas. As informações são da Folha de S.Paulo.
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.
Pleno News