Noticia

Juízes aposentados acionam Conselho para ter ‘auxílio-pijama’

Juízes aposentados acionam Conselho para ter ‘auxílio-pijama’

Exigência é por “excesso de serviço” pago a magistrados da ativa

Juízes aposentados acionaram o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para receber o adicional por “excesso de serviço” pago a magistrados da ativa. O penduricalho pleiteado foi batizado de “auxílio-pijama” entre servidores.

Uma resolução aprovada pelo conselho em 2023 autoriza quem estiver sobrecarregado a tirar um dia de folga a cada três trabalhados, até o limite de dez dias de descanso no mês, ou a receber o valor em dinheiro. O benefício – chamado de “licença compensatória” – é pago fora do teto remuneratório.

O termo sensação térmica pode remeter, a princípio, a um sentimento individual, estando sujeito a variações. Porém, a sensação térmica pode ser calculada e medida.

Segundo a tabela da USP, Porto Alegre (RS) é uma cidade que pode registrar sensação térmica de chocantes 70ºC.

Já a expectativa para São Paulo é de recordes de calor, na quarta (12) e quinta-feira (13), com previsão para máximas entre 34°C e 35°C, com possibilidade de sensação térmica acima dos 50ºC ou 56ºC.

O Rio de Janeiro também deve ter temperaturas altas, na quarta e quinta-feira, podendo chegar a 39°C, com expectativa de umidade do ar pode chegar a 88% e chance de sensação térmica de 66ºC. As informações são da CNN Brasil.

Pleno News