Republicano assumirá o cargo em janeiro do próximo ano
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump derrotou nas urnas a vice-presidente do país, Kamala Harris, e voltará à Casa Branca em 2025 como o 47° presidente dos Estados Unidos, projetou a Associated Press na manhã desta quarta-feira (6).
A vitória do republicano veio após a agência confirmar que o republicano venceu em Wisconsin, ultrapassando a barreira de 270 delegados necessária para ser eleito. O resultado marca a primeira vez que um presidente americano obtém dois mandatos não consecutivos desde o final do século 19.
Após não se reeleger em 2020, Trump surfou na crescente impopularidade de Joe Biden para se cacifar como o favorito para voltar a representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais. A economia dos Estados Unidos sofreu com a forte escalada da inflação, que pesou no bolso do eleitor e degradou a imagem pública de Biden.
O cenário ajudou a manter Trump na dianteira da corrida pela Casa Branca. O ex-presidente teve poucas dificuldades para superar outros republicanos que tentaram buscar a nomeação do partido, entre eles o governador da Flórida, Ron DeSantis, e a ex-embaixadora na Organização das Nações Unidas (ONU) Nikki Haley.
Na campanha, Trump logo consolidou o favoritismo contra Biden, principalmente após o debate em que o democrata teve um desempenho considerado ruim até por aliados, em junho. Semanas depois, o republicano foi alvo de uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia. O ex-presidente foi baleado na orelha, mas se levantou e jogou o punho para o ar, em uma imagem que circulou nas redes sociais. Em setembro, Trump ainda seria alvo de um segundo atentado.
Com a saída de Biden da disputa, Kamala Harris, que assumiu o lugar do presidente, chegou a aparecer na frente em algumas pesquisas de intenção de voto, mas na reta final perdeu força e viu Trump liderar nos estados-chave para a definição do próximo chefe de Estado.
Nascido no Queens, em Nova Iorque, o empresário Donald Trump fez carreira no mercado imobiliário. É casado com Melania Trump, com quem teve um filho. Também tem outros quatro filhos adultos de dois casamentos anteriores.
*AE