Noticia

Defesa Civil de Palmas orienta população sobre prevenção de queimadas na Capital

Defesa Civil de Palmas orienta população sobre prevenção de queimadas na Capital

Órgão municipal destaca que período seco favorece a propagação das chamas

Com a chegada do período mais quente do ano em Palmas, o calor intenso, a baixa umidade do ar e os ventos fortes favorecem o surgimento e a propagação de focos de incêndio e queimadas, que tendem a aumentar significativamente durante a estiagem.

Por isso, a Defesa Civil do Município orienta a população sobre medidas de prevenção e controle de incêndios. Conforme o órgão, na região urbana, mais especificamente em lotes baldios, é essencial manter o terreno limpo e livre de mato alto e entulho, pois o acúmulo de sujeira pode aumentar o risco de incêndio. 

Já nas zonas rurais, a orientação é a construção de aceiros, faixas de terra livres de vegetação, como forma de impedir o avanço do fogo, caso ocorram queimadas, protegendo, assim, as propriedades vizinhas.

Denúncia

Além de solicitar serviços de combate às chamas, a população pode denunciar queimadas e incêndios criminosos por meio do 153 da Defesa Civil, 193 do Corpo de Bombeiros ou via WhatsApp, no (63) 99242-3285. 

Orientações

1 – Jamais atear fogo em área de vegetação sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental;

2 – Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente próximo a áreas de vegetação;

3 – Não lançar bitucas de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais; 

4 – Quando em viagens ou acampamentos, ter o máximo de cuidado ao ligar velas, lamparinas e lampiões e só acender fogueiras em local limpo, fora da região de mata;

5 – Lembrar sempre que, conforme a Lei de Crimes Ambientais, provocar incêndios em área de vegetação configura crime com pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Texto: Samuel Cunha – estagiário sob a supervisão do jornalista Abelson Ribeiro

Edição: Iara Cruz