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Prefeitura de Palmas avança na proposta de regulamentação da atividade de comércio ambulante na Capital

Prefeitura de Palmas avança na proposta de regulamentação da atividade de comércio ambulante na Capital

Decreto visa regulamentar lei que estabelece normas sobre o comércio ambulante no Município

A Prefeitura de Palmas deu mais um passo em direção à regulamentação da atividade de comércio ambulante na Capital. Ocorreu na última terça-feira, 15, a 4ª reunião ordinária do Grupo de Trabalho, que pretende estabelecer a Comissão de Regularização dos Ambulantes de Palmas. A reunião teve como objetivo avançar nas discussões sobre a regulamentação do comércio ambulante na Capital.

Durante o encontro, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária e da Secretaria de Governo, analisaram a minuta do decreto que regulamentará a Lei Complementar nº 424, de 13 de janeiro de 2023, responsável por estabelecer normas sobre o comércio ambulante no Município de Palmas, reforçando que o documento atue unicamente como instrumento regulamentador da lei, sem novas exigências ou penalidades não previstas na legislação original.

Um dos pontos debatidos foi a definição e critérios que caracterizam um comerciante ambulante. Itens como mesas e banquetas, por exemplo, deverão seguir limitações para manter o perfil da atividade.

Também foram discutidos casos específicos de empreendimentos que não se enquadram no comércio ambulante tradicional. O grupo entende que algumas estruturas devem seguir regras específicas voltadas a concessões especiais de uso, similares às aplicadas para eventos de grande porte, respeitando exigências como vistoria do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. “Não queremos limitar. Nosso objetivo é desburocratizar e regulamentar com regras mais claras a fim de proporcionar melhor compreensão, além de garantir segurança jurídica para o empreendedor que tem o seu comércio. Também realizaremos um levantamento de informações, para a Prefeitura de Palmas saber o tamanho desse setor e o que fazer para levar mais estrutura, proporcionar maior segurança e acolhimento para quem já é empreendedor ambulante e quem porventura queira empreender”, enfatizou o secretário da Sedeem, Henrique Nesello.

O secretário também ressaltou a importância de modernizar a legislação com ferramentas que proporcionem informações rápidas tanto para o empreendedor, quanto para a própria Prefeitura, para estatísticas sobre a economia e sobre a capacidade legal da Capital para comportar novos comércios, objetivando “uma cidade organizada que todo mundo consiga empreender com qualidade e ganhar seu sustento”, finalizou o secretário.

Agilidade

Outro assunto debatido foi a proposta de modernização do processo de licenciamento. O grupo buscará parceria da Agência de Tecnologia da Informação de Palmas (Agtec), para viabilizar a implementação de um sistema digital de atendimento via aplicativo, com licenças contendo QR-Code e visualização georreferenciada dos pontos ocupados.

Essa medida facilitará o acesso dos ambulantes à formalização e melhorará o controle da ocupação urbana sob concentração excessiva em áreas específicas.

Chamamento público

Após documento finalizado, A Sedeem realizará um chamamento público de recadastramento de todos os empreendedores ambulantes da cidade, com o intuito de garantir mais segurança jurídica para esses trabalhadores e orientar sobre o novo modelo de licenciamento, com mais organização e transparência.

A Sedeem segue comprometida com a construção de uma política pública eficiente e inclusiva para o comércio ambulante em Palmas, fortalecendo a economia local e promovendo o ordenamento urbano.

Texto: Tainara Saraiva

Edição: Juliana Matos