Noticia

Vídeo de rotina matinal extrema choca e viraliza: gelo na cara, casca de banana e mais coisas que você NÃO precisa

Vídeo de rotina matinal extrema choca e viraliza: gelo na cara, casca de banana e mais coisas que você NÃO precisa

Influenciador que realiza uma rotina matinal intensa antes das 9h30 viralizou e gerou discussões sobre a melhor forma de começar o dia. Especialistas recomendam uma manhã estruturada (e sem exageros) para melhorar energia e humor.

Começando por escovar os dentes antes das 4 da manhã, o influenciador Ashton Hall diz que também nada, medita, escreve em um diário, esfrega o rosto com casca de banana, levanta pesos, mergulha o rosto em água gelada e realiza muito mais todos os dias antes do café da manhã, por volta das 9h30.

Um vídeo de sua rotina matinal acumulou milhões de visualizações nas redes sociais, gerando reações que variam da descrença ao espanto.

Também impulsionou a conversa online sobre a melhor forma de começar o dia, mesmo que uma rotina de seis horas seja, no mínimo, ambiciosa.

“Não se preocupe. Você não precisa começar o dia com dezenas de atividades para melhorá-lo”, diz Kamalyn Kaur, psicoterapeuta em Cheshire, Inglaterra. Mas ela afirma que é uma boa ideia reavaliar como você começa, porque criar uma manhã relaxada e estruturada trará benefícios para sua energia e humor.

O caso de estabelecer uma rotina matinal

“Isso simplesmente define o tom para o resto do seu dia. Se você se preparar e começar o dia corretamente, começará se sentindo bem, organizado”, diz Kaur, especialista em ansiedade, que aconselha novos clientes a começarem reavaliando como passam a manhã.

Como professor de psicologia do trabalho na Universidade de Oklahoma, Shawn McClean passou anos estudando como a vida profissional é influenciada pelo resto da vida.

Ele diz que realizar tarefas na mesma ordem todas as manhãs é útil porque as pessoas têm uma capacidade mental limitada antes de precisarem recarregar as energias.

O cérebro reserva recursos inconscientemente para tarefas que exigem um nível mais alto de pensamento, então as rotinas são um tipo de atalho mental.

“Somos avarentos cognitivos. Não gostamos de usar nossa energia mental em coisas que não são importantes”, declara McClean.

Sua pesquisa descobriu que os funcionários têm melhor desempenho e ficam mais calmos ao longo do dia, quando completam sua rotina matinal sem interrupções.

Por outro lado, funcionários com manhãs mais agitadas relatam níveis mais altos de esgotamento mental no final do dia.

“Quando se trata de interrupções na rotina, isso atrapalha o seu dia inteiro. Você chega ao trabalho e percebe que não escovou os dentes”, conta ele, sobre um dia em que estava tentando recuperar o atraso depois de se esquecer da apresentação da filha.

O que é uma “boa” rotina matinal?

A maioria das pessoas já tem algum tipo de rotina, mas poucas a adotaram conscientemente antes que se tornasse automática, disse McLean.

É difícil definir o que é uma boa rotina e não existe uma fórmula que seja a melhor para todos.

“Será idiossincrático (específico) para cada pessoa. É o que as ajuda a funcionar. Agora, podemos ter rotinas destrutivas? Sim”, diz McLean.

Correr de um lado para o outro de manhã para tomar banho, comer e sair de casa na hora certa é um exemplo de rotina matinal destrutiva, disse Kaur. O estresse de uma manhã corrida produz cortisol extra, um hormônio necessário que ajuda a regular o ritmo circadiano, diz ela. É o que naturalmente te acorda e te deixa alerta pela manhã.

O excesso de cortisol na corrente sanguínea, no entanto, cria uma sensação de inquietação e ansiedade que pode ser semelhante a tomar café com o estômago vazio, afirma Kaur.

Por onde começar?

Pessoas que costumam ter manhãs agitadas devem considerar programar o despertador 30 minutos mais cedo e resistir à vontade de apertar o botão soneca, diz Kaur. Para muitas pessoas, dormir em modo soneca é um sono interrompido que pode deixá-las mais grogues.

Kaur recomenda adicionar pelo menos duas ou três atividades rápidas à sua manhã que comprovadamente melhoram o humor — começando por arrumar a cama.

Pesquisas mostram que a desorganização fomenta a ansiedade, e concluir uma tarefa logo de manhã promove a secreção do hormônio do bem-estar, a dopamina, explica.

Em seguida, beba um copo d’água. Se você dormiu bem à noite, provavelmente estará ligeiramente desidratado depois de oito horas sem consumir líquidos. E tente adiar a cafeína para depois das refeições para evitar ficar nervoso.

Em algum momento da primeira hora após acordar, exponha-se à luz natural, de preferência com uma caminhada rápida, diz Kaur. Mesmo que esteja nublado, a luz do dia é outro gatilho para o ritmo circadiano que promove o estado de alerta logo pela manhã.

“Esses hábitos são importantes. Dão a você a chance e as condições ideais para funcionar melhor durante o resto do dia”, afirma Kaur.

G1