Noticia

Governo abre seleção para brigadistas após incêndios se alastrarem e pontos turísticos do estado serem atingidos

Governo abre seleção para brigadistas após incêndios se alastrarem e pontos turísticos do estado serem atingidos

Só nos últimos dois dias foram mais de 400 focos de queimada no estado. Incêndios vêm matando animais silvestres e atingindo o Jalapão e as Serras Gerais, entre outras regiões.

Um processo seletivo simplificado foi aberto pelo governo do Tocantins para contratar brigadistas em caráter emergencial. A medida ocorre após incêndios florestais se alastrarem por todas as regiões do estado, impactando até o turismo na região do Jalapão.

Os brigadistas vão atuar de forma voluntária no combate às queimadas, mas receberão indenização de R$ 180 por cada turno de até 12 horas trabalhadas. As contratações serão feitas por meio de chamamento público.

Cerca de 80 brigadistas tinham sido contratados em maio de 2024, mas diante do aumeno no número de casos foi necessário ampliar o grupo. Pelo menos mais 60 serão contratados.

Atrativo turístico Lagoa da Serra foi atingido pelas chamas — Foto: Arte g1

Atrativo turístico Lagoa da Serra foi atingido pelas chamas — Foto: Arte g1

O aumento dos incêndios florestais teve início no fim de agosto, quando o número de focos mais que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. Os incêndios destruíram propriedades, mataram animais e colocaram cidades em emergência.

Entre domingo (8) e segunda-feira (9), no mês de setembro, foram 405 focos de incêndios, segundo o Corpo de Bombeiros. Pontos turísticos no Parque Estadual do Jalapão e nas Serras Gerais chegaram a ser fechados.

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) decretou situação de emergência por 180 dias e anunciou a liberação de R$ 6 milhões para o combate aos incêndios.

Quem pode participar

Podem se inscrever brigadistas que possuam certificado do Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) emitido pelo Corpo de Bombeiros do Tocantins nos anos de 2022, 2023 ou 2024.

A contratação será por tempo indeterminado, conforme necessidade. Os brigadistas contratados serão mobilizados para compor as equipes de combate em apoio às unidades operacionais dos Bombeiros em todo o Estado. Veja o edital.

Os interessados deverão se apresentar na unidade do Corpo de Bombeiros do respectivo município a partir do dia 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. É preciso levar os seguintes documentos:

  • Certificado do CFBF
  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Certidões negativas de crimes
  • Comprovante de endereço
  • Título de eleitor
  • Comprovante de conta corrente

G1 TO