Chamamento depende da conclusão das matrículas e considera a demanda real da rede estadual. Planejamento leva em conta reorganização da força de trabalho.
O Governo do Tocantins anunciou que prevê realizar a 9ª convocação dos aprovados no concurso público da Educação ainda neste mês de fevereiro. O chamamento depende da conclusão do processo de matrículas da rede estadual, etapa considerada essencial para alinhar a convocação à demanda real de profissionais nas escolas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o levantamento das vagas leva em conta a redução no número de matrículas na rede estadual e a oferta do mesmo nível de ensino por redes municipais em diversas localidades.
Esses fatores integram o planejamento de médio e longo prazos da pasta e buscam evitar a perda de carga horária de professores efetivos, além de garantir a distribuição adequada dos profissionais.
A secretaria também considera a necessidade de contratações temporárias, utilizadas de forma excepcional para atender demandas pontuais.
A medida seria acionada principalmente em regiões onde não houve candidatos aprovados no concurso, além de situações de substituição de servidores efetivos afastados ou que ocupam cargos de gestão.
Segundo a gestão, já foram iniciadas tratativas com o Ministério Público do Tocantins para assegurar que todo o processo ocorra com transparência, segurança jurídica e justiça, o que pode possibilitar o chamamento de um número expressivo de professores.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, afirmou que o objetivo da nova convocação é fortalecer o quadro efetivo, assegurar a continuidade do trabalho educacional e garantir melhores condições de ensino e aprendizagem aos estudantes.
G1 TO