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Prefeitura alerta sobre tentativas de golpes contra comerciantes usando nomes de serviços municipais

Prefeitura alerta sobre tentativas de golpes contra comerciantes usando nomes de serviços municipais

Golpe vem sendo aplicado por suspeitos que se passam por agentes públicos para roubar informações privadas

Diante do aumento de demandas recebidas via Ouvidoria-Geral do Município (OGM), a Prefeitura de Palmas alerta a população, em especial, os comerciantes locais contra tentativas de fraudes causadas por mensagens falsas que estão sendo enviadas por pessoas que se passam por agentes de órgãos públicos municipais da Capital. O conteúdo criminoso, com chamadas atrativas, oferece serviços facilitados, informando abertura e consulta de processos contra empresas, notificações, dentre outras ações de competências administrativas.  

Conforme informações da Ouvidoria-Geral do Município, os criminosos agem da seguinte forma: ao fazer o contato inicial, seja via telefone ou diretamente por mensagens, os suspeitos solicitam ao estabelecimento um número telefônico para o envio de mensagens. Quando o usuário recebe a mensagem e clica no link suspeito, os dados são acessados indevidamente, colocando em risco a segurança das informações civis ou jurídicas, além da possibilidade de danificar o aparelho. Trata-se de golpes conhecidos como phishing, crime cibernético que usa de informações falsas para atrair o clique das vítimas e tornar seus aparelhos telefônicos suscetíveis a criminosos.

Contatos oficiais

A Administração Municipal reforça aos palmenses que fiquem em alerta e não caiam nos golpes. Os órgãos e entidades do Poder Público Municipal não fazem nenhum tipo de contato institucional por aplicativos de mensagens, seja via whatsapp, sms ou email. 

O ouvidor-geral do Município, Hanna Melhem Netto, esclarece que, com as inúmeras facilidades de contatos no ambiente virtual, é necessário a população reforçar os cuidados. “Os golpes virtuais diariamente fazem inúmeras vítimas, causando danos e prejuízos em diversas áreas. É importante filtrar as informações recebidas contra as fraudes digitais. Quanto mais atrativo o conteúdo ofertado for, maior o alerta contra golpes. Além disso, as diversas solicitações de serviços junto aos órgãos e entidades municipais podem ser realizadas diretamente pela Carta de Serviços ao Usuário, no Portal do Cidadão, no endereço eletrônico https://cidadao.palmas.to.gov.br/ ”, destaca. 

O ouvidor-geral reforça que as comunicações e contatos com os usuários dos serviços públicos são feitos diretamente pelos canais oficiais. Ele lembrou ainda que todos os serviços oficiais dos órgãos e entidades municipais que necessitam de dados pessoais são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Nos casos de suspeitas, dúvidas ou denúncias os interessados podem acionar a Ouvidoria-Geral do Município pelo telefone 0800-6464-156.

Phishing

O phishing é uma técnica de crime cibernético que usa fraude e engano para manipular as vítimas para que cliquem em links maliciosos ou divulguem informações pessoais confidenciais.