Noticia

Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins

Setas promove capacitações para ampliar oportunidades no mercado de trabalho no Tocantins

Curso Trabalhador na Operação de Drone prepara participantes para atuar como operadores de aeronaves não tripuladas, com foco em agricultura de precisão

A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), ligada ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), segue fortalecendo a política de qualificação profissional no Tocantins e ampliando as oportunidades para trabalhadores que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Entre as ações ofertadas está o curso Trabalhador na Operação de Drone – Mapeamento Aéreo na Agropecuária, previsto no Plano Instrucional elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Tocantins.

A capacitação, de 40 horas, prepara os participantes para atuarem como operadores de aeronaves não tripuladas, com foco em agricultura de precisão, uma área em crescente expansão no estado.

A primeira turma foi capacitada de 17 a 21 de novembro; e a segunda turma ocorre de 1º a 5 de dezembro, já com a capacidade completa. Devido à grande procura, novas turmas serão formadas a partir de janeiro de 2026.

Para a titular da Setas, Ana Carina Souto, promover cursos como este é fortalecer o compromisso do Governo do Tocantins com a empregabilidade, a inovação e o desenvolvimento regional. “As ações do Sine unem tecnologia, capacitação e mercado, permitindo que trabalhadores tenham acesso à formação de qualidade e possam disputar vagas em setores cada vez mais competitivos e especializados”, pontuou.

Curso

O conteúdo programático inclui desde introdução aos drones, legislação e segurança operacional, até prática de pilotagem, planejamento de voo, mapeamento aéreo e processamento de imagens.

O aluno Advaldo Nunes frisou que o curso de Drone é inovador e o Sine está trazendo uma capacitação de grande importância. “Eu não tinha nenhum conhecimento do assunto e saio daqui com bastante conhecimento e novas perspectivas”, destacou. 

A formação integra teoria e prática, garantindo que o aluno conclua o curso apto a operar equipamentos e utilizar tecnologias essenciais para o agronegócio moderno.

A gerente de Capacitação, Qualificação e Gestão das Unidades do Sine, Shárina Passos, ressaltou que, com iniciativas como essa, a Setas reafirma seu papel de fomentar oportunidades, ampliar a renda e impulsionar o futuro profissional dos tocantinenses.

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate